KEY WEST - Dirigindo sobre as águas

sábado, janeiro 31, 2015

Key West é uma viagem que eu sonhava fazer, tipo a cereja do sunday que deve ser apreciada devagarinho. Na foto acima, dá pra ter uma noção do que é dirigir para as Keys, o trajeto é todo pela Overseas Highway pontes e mais pontes interligadas por pequeninas ilhotas na beira do oceano. A maior das pontes tem 11 km de extensão!!! Velocidade controlada, na maior parte da viagem não se passa de 45 milhas e nos trechos urbanos a velocidade é ainda mais rigorosa, coisa de 25 a 30 milhas por hora e não tente dar uma de expert há viaturas da polícia onde você menos espera.
Achei essa imagem no Google para terem uma noção do  por quê do meu desejo de conhecer esse lugar. Apesar de Key West ser  muito bacana e com várias coisas para fazer o que me seduzia mesmo era o caminho, chegar não importava. São poucos lugares no mundo que existe algo assim, quase inimaginável. Quanto mais eu vivo mais admiro engenheiros e arquitetos, estão de parabéns por tornar realidade algo tão surreal (outro lugar surreal é Dubai, e logo vou escrever sobre ela). Portanto, quando for pra lá, vá sem pressa, de preferência parando a cada oportunidade. Geralmente, nas cabeceiras das pontes existem saídas que dão acesso a praias públicas todas com banheiro e  quiosques. Não esqueça de levar uma caixa térmica com alimentos e bebidas pois esses lugares são desertos, não tem nada pra comprar, pode até ser que encontre uma máquina, mas é difícil.
 No percurso a primeira Key se chama Key Largo depois vem Plantation Key e Islamorada, Marathon e Big Pine e há também várias outras bem micros pelo caminho. Pra fazer essa viagem eu desejei muito alugar um carro conversível, mas como o Adriel ainda era muito pequeno achamos melhor deixar pra próxima.
 Essa foto é do nosso GPS, olha só que coisa mais fantástica.
 Paramos em Islamorada para tomarmos café da manhã e olha só que incrível esses esfomeados peixinhos esperando as pessoas jogarem ração pra eles (existem máquinas de ração espalhadas pelo pier que funcionam com moedas e as crianças realmente piram com a possibilidade de alimentar os peixinhos). Não esqueça de ir preparado com muitas moedinhas :)

A foto acima e abaixo mostra como são as praias públicas nas cabeceiras das pontes. Nós paramos em algumas e adoramos entrar nas águas cristalinas, mornas e sem ondas

Esse é o bondinho que percorre todos os pontos turísticos da cidade com direito a várias paradas. Nós particularmente gostamos muito de usar esse tipo de serviço no primeiro dia na cidade ou então quando vamos passar muito pouco tempo no lugar, pois de maneira sucinta se conhece o basicão e depois fazemos o que mais gostamos com o nosso próprio carro.
 Esse monumento  SOUTHERNMOST POINT sinaliza que estamos no ponto dos EUA  mais próximo a Cuba, são apenas 90 milhas de distância.

Esses mini-carros são de aluguel e uma maneira muito divertida de percorrer todos os cantinhos da ilha. Ah, é bem chato achar estacionamento em Key West. Paramos nosso carro bem em frente a um parquímetro e ele estava quebrado, não tivemos como tirar o ticket e na volta tivemos a péssima surpresa de termos sido multados.
Já que toquei no assunto "dinheiro", prepare o bolso, tudo custa caro por lá. Qualquer hotel meia boca sai mais de 200 dólares e um hotel legal como o Casa Marina onde nos hospedamos, passa de 500 dólares brincando ! O estacionamento da churrascaria que jantamos custava 30 dólares !

Não poderíamos ter jantado em lugar melhor. Essa churrascaria é deliciosa e também tem uma em Key Largo, mas a de Key West é bem melhor. Fomos mega bem recebidos pelo gerente da época (não sei se ainda está lá) e por coincidência do destino é da mesma cidade que nós, veja bem ! E olha, somos beeeeeeem do interiorzão do Paraná, pensei que fosse impossível encontrar alguém conhecido por lá.
 o pão de queijo era feitinho na hora e estava sensacional, por pouco não fiquei só nele
a sobremesa não poderia ser outra, lime pie a mais tradicional do local

O pôr do sol que segundo dizem, está entre os mais lindos do mundo, é contemplado do pier do porto  e gera uma grande aglomeração de pessoas buscando um bom lugar pra fotografar. Eu consegui fazer mais de 200 clicks só do pôr do sol pois realmente impressiona muito.
Se você não estiver com crianças aproveite e pegue um barco e vá para o mar apreciar a despedida do Astro  Rei de maneira mais glamourosa e sossegada com uma taça de champagne nas mãos.
O pier é um lugar muito gostoso, cheio de lojas, bares, restaurantes e sorveterias. No final do dia aparecem encantadores de gatos, malabaristas, cuspidores de fogo e mais um monte de artistas tocando, dançando, pintando, enfim, muitas demonstrações artísticas.

O espetáculo acontece todos os dias por volta das 7 horas da tarde e ao final todos batem palmas !
Mallory Square

Algumas pessoas acham que dá pra fazer bate-volta, realmente dá, mas você não vai poder dizer que conheceu Key West. Sem contar, que perder o pôr do sol seria um sacrilégio. E também porque conhecer as Keys deve ser feito sem pressa, parando em vários lugares, apreciando, fotografando ou simplesmente deitando na areia e tomando um delicioso banho de mar como se a vida fosse só aquilo, como se o futuro fosse continuar ali, deitado curtindo. O tempo entre Miami e Key West é de aproximadamente 3h podendo-se demorar o dobro disso em função das paradas.