MESQUITA DE ABU DABIH - SHEIKH ZAYED

segunda-feira, junho 01, 2015

Sabe aqueles lugares sobre os quais  você cria enormes expectativas antes de ir? Acredito que a Grand Mosque tenha despertado em mim  maior ansiedade que o próprio deserto, que era algo que eu queria muito mesmo conhecer e que,  depois, acabei nem achando tão maravilhoso assim.
Os dados a respeito da construção são tão surpreendentes quanto ela própria. Nos Emirados Árabes eles têm um grande complexo de "superioridade";  tudo lá, geralmente, é mega, gigante, maior do mundo etc.
A Grand Mosque recebe,  anualmente, mais de 4 milhões de visitantes e é considerada a 8ª maior do mundo. Possui o maior tapete feito a mão, com mais de 5 mil metros quadrados; o maior mosaico de mármore também está presente na mesquita;

Nos cantos da foto encontram-se essas 2 torres, chamadas de minaretes, ao todo são 4 com 107 metros de altura cada uma e no centro da foto estão algumas das abóbadas que, ao todo, são 82 de diversos tamanhos. A obra levou mais de 10 anos para ser concluída, foram empregados mais de 3 mil pessoas e custou certa de 550 milhões de dólares !



Essa parede fica na entrada da sala de orações e é simplesmente maravilhosa. Eu já fiz muito mosaico na minha vida  e sei exatamente o quanto é sofrido cortar e moldar cada pedacinho de cerâmica, azulejo ou pastilha para dar sentido a uma figura.
Olha esse lustre. Ao todo são 7 iguais, feitos em cristais Swarovski e ouro 24k, sendo que um deles é considerado o terceiro maior do mundo pesando mais de 12 toneladas !




Algumas paredes e tetos da mesquita têm trechos do Corão escritos em 3 caligrafias árabes distintas.





Na foto acima, dá para ter uma ideia da imensidão do tapete persa, considerado o maior já feito a mão. Levou 2 anos para ser concluído e apenas mulheres trabalharam nele.

Atentem para os detalhes de branco no branco ! Adoro essa sobreposição de adornos totalmente sutis dando uma graça ao ambiente sem entrar em atrito com todo o mosaico do piso
Essa foto dá pra ter uma ideia do tamanho do mosaico no piso, são 17 mil metros quadrados formando um enorme tapete de flores.

Quase completamente construída em mármore branco, importados da Itália, Áustria e Macedônia, ornamentado em mosaicos e pedras semipreciosas e muito, mas muito ouro meeeeesmo ! Tudo é realmente impressionante nesse lugar, a começar pelo contraste desse branco com o amarelo ocre do deserto.

 Alguém explica essa visão ?! As colunas ornamentadas de mosaicos e ouro refletindo no branco mármore da mesquita é, sem sombra de dúvidas, uma das partes mais lindas da visita. Dizem, que no final do dia, entra um lindo pôr do sol entre as colunas, mudando totalmente a cor que vimos nessa foto acima, que foi tirada perto das 11h da manhã. 



Informações úteis para quando você for:
  •  as regras de vestimenta são rígidas. Atenta a isso, fui de calça e blusa de manga longa. Porém, mesmo assim me mandaram para uma sala colocar uma Abaya que já vem inclusive com o lenço costurado, portanto, não precisa se preocupar com o que você irá vestir. A roupa é emprestada mediante apresentação de um documento seu e quando for devolver a roupa você pega o documento de volta. Para os homens a regra é a mesma; se eles estiverem de bermuda e regata deverão vestir-se adequadamente.
  • Lembre-se que é muito quente por lá; programe a sua visita logo no início da manhã ou deixe para o final da tarde, que inclusive, dizem, tem o pôr do sol de tirar o fôlego.
  • Ficamos quase 2h na mesquita. Demora um pouco para ir até a sala das vestimentas, existe fila, cadastro e só depois te dão a Abaya. 
  • Existem visitas guiadas, caso você perca,  vai demorar um pouco mais para se encaixar na próxima. Nós perdemos, não podíamos esperar a próxima  e fizemos a nossa por conta própria, claro, deixando de ouvir  observações e peculiaridades  importantes a respeito da mesquita.
  • Lembre-se que nas sextas-feiras ela só abre depois das 16h.
Take care !!




You Might Also Like

0 comentários

Posts Populares

Curta a página

Por onde já passei