Praga - Castelo e Ponte Carlos

quarta-feira, abril 26, 2017

Mapa de toda a área do Castelo

Você pode pegar o  bonde  22 em Malá Strana para ir até a entrada principal do Castelo de Praga


Pegamos o Castelo em reformas, mas ainda bem que deixaram o portão mais importante de fora para podermos admirar toda a sua beleza e história. O nome dessa porta deriva da Luta de Titãs  obra do escultor Ignac Platzer realizada em apenas 1 ano (1770 a 1771). Ao longo de toda grade há esculturas de querubins, uma águia (animal símbolo da monarquia dos Habsburgo) e um leão (animal símbolo do reino boêmio). Vale salientar que essas obras infelizmente são cópias, as originais foram elaboradas em areia e não resistiram ao tempo, sendo substituídas no século passado por essas.



A família real ainda mora no castelo e no dia em que estivemos lá estava acontecendo um evento oficial com muitos carros e guardas na entrada.

O imponente roof top de Praga a partir do Castelo

Se observarem nas fotos seguintes, a partir desse momento estamos descendo o castelo. Começamos no portão principal e de lá faremos tudo a pé até voltar ao hotel. Achei que fomos muito felizes dessa forma, subimos o morro de ônibus e depois não utilizamos mais transporte em todos os dias de Praga.
O castelo fizemos em 2 partes, a primeira foi essa, com um apanhado geral, fotografias externas e conhecendo as ruas e na segunda parte nos aprofundamos nas igrejas, museus etc da região.


As escadarias que ligam o castelo à Mala Strana o bairro na região do castelo


Me perdoem os puristas, mas achei essa foto com a cara do Pelourinho na Bahia :) 


Estão vendo esses símbolos? Então, as casas eram conhecidas através deles. Quando o carteiro ia entregar algo para você deveria estar escrito no endereço "a casa da chave"  ou "a casa da rosa dos ventos" e assim por diante. Fiquei pensando em algo para identificar a minha casa, mas até agora não me ocorreu nada ainda.




Linda essa lojinha de brinquedos 

Ponte Carlos

As imagens barrocas na ponte Carlos, ao todo são 30 imagens de santos espalhadas por toda a sua extensão.

A ponte foi construída em 1342 para substituir a antiga que foi destruída durante uma enchente. A nova ponte, feita de pedra, com vários arcos de sustentação, mais de 500 metros de extensão  e 10 de largura foi uma inovação para a época. Levou o nome do Rei Carlos IV e servia para a passagem de carruagem. Nos dias atuais ela está aberta apenas para passagem de pedestres.

Passamos tantas vezes por essa ponte em 3 dias e mesmo assim não nos cansamos de admirar a beleza e imponência que ela revela.




Nessa foto acima dá pra ver o telhado da Catedral de San Vito e um pouco do Castelo



Estátua de São João Nepomuceno. Dizem que ela está no local onde o santo foi atirado ainda vivo no rio Moldávia e é a estátua que tem mais pessoas aglomeradas ao seu redor para passar a mão e fazer fotografias.




Ao todo, 16 arcos sustentam a ponte Carlos

Praga é exatamente isso, super tranquila e caótica rs eu explico: ela é entulhada de turistas, e todos andam a pé, é claro, portanto, a gente se bate o tempo todo nas pessoas, precisa parar para que consigam fazer boas fotos, servimos de fotógrafos para muitas pessoas etc, mas Praga é uma graça, fácil de percorrer, fácil de encontrar todos os monumentos, igrejas, museus, etc e ainda por cima é excelente para ter boas refeições. Eu recomendo visitá-la na primavera como fizemos, clima ameno, dias lindos de sol e noites geladinhas.

Take care!!!

You Might Also Like

0 comentários

Posts Populares

Curta a página

Por onde já passei