A ENCANTADA - CASA DE SANTOS DUMONT

segunda-feira, maio 08, 2017



Quando estivemos em Petrópolis, coloquei na breve lista de lugares para conhecer, a casa que Santos Dumont desenhou e construiu para ser sua moradia de verão, já que a cidade do Rio de Janeiro ficava muito quente nessa estação do ano.

A casa foi construída em um terreno super ingrime ao  estilo chalé alpino e estrategicamente em frente ao hotel mais luxuoso da época, onde Santos Dumont fazia todas as suas refeições já que a sua casa não contava com uma  cozinha. Ao todo, o chalé possui 3 andares e um terraço. O primeiro andar era  reservado para a sua oficina e laboratório; o segundo andar era a sua sala, biblioteca e estúdio e no canto ficava a escada de acesso ao mezanino que lhe servia de quarto e ao banheiro. No canto direito do mezanino existe uma porta que dá acesso a uma perigosa escadinha que leva ao terraço onde Santos Dumont usava para fazer observações estelares.




Não tem como passar despercebida a escada em forma de raquete onde o primeiro degrau simplesmente te obriga a pisar sempre com o pé direito ao entrar em casa. Muito sábio ele  !!





Outro ponto de destaque no chalé é o chuveiro inventado por ele, feito com um balde, uma divisória no meio onde era colocado água quente de um lado e água fria do outro, um verdadeiro luxo para a época.

Escada que dá acesso ao terraço onde Santos Dumont fazia suas observações

Curiosidade: a casa se chama Encantada porque fica na rua do Encantado no morro dos Encantos. 
Dumont era um homem de hábitos simples, ele dormia em um colchão de solteiro que durante o dia ficava escondido atrás de uma porta e à noite ele colocava sob a escrivania do mezanino.
O chuveiro com divisórias para água quente e frias era aquecido a álcool.
Os móveis da casa foram feitos com a mesma madeira das paredes. 
A casa foi construída em 1918.

A casa é aberta à visitação de terça à domingo das 9:30 às 18 horas. A visitação é guiada e existe um pequeno documentário a respeito do seu proprietário que é passado antes de iniciar o passeio.


You Might Also Like

0 comentários

Posts Populares

Curta a página

Por onde já passei