Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém

domingo, maio 07, 2017


O Padrão dos Descobrimentos é uma obra relativamente jovem, data de 1940, quando foi erguida de maneira improvisada usando materiais perecíveis e, mais tarde, refeita em pedra rosal de Leiria. A torre tem 56 metros de altura, 20 metros de largura e 46 metros de comprimento. Em sua lateral foi esculpida uma homenagem aos homens que partiram para o mar em busca de novas terras e riquezas. Ali podemos ver o Infante Dom Henrique, grande idealizador das caravanas além mar, cartógrafos, evangelizadores, cronistas, artistas e guerreiros.
Para quem quiser conhecer os ingressos custam 4 euros e o monumento é aberto das 10 da manhã às 19h.





Bem lá no fundo da foto você pode ver a Torre de Belém



Tapete em mosaico na entrada do Padrão do Descobrimento


Saímos do Padrão dos Descobrimentos e fomos caminhando até nosso próximo destino: a Torre de Belém.

A Torre de Belém ganhou da UNESCO o título de patrimônio mundial da Humanidade e também foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal. Dizem os historiadores que essa torre pode ser considerada a maior representação da arquitetura portuguesa pois possui os brasões das Armas de Portugal em toda a sua volta e nas janelas estão inscritas as cruzes da Ordem de Cristo.

Na foto acima dá para identificar a arquitetura manuelina  e principalmente as cruzes da Ordem de Cristo.

Sabia que ali onde está a torre anteriormente ficava uma Nau que defendia a entrada da cidade de piratas e invasores? Ela simplesmente abria fogo contra as embarcações que chegavam sem identificação. A Torre começou a ser construída em 1514 e em 1520 já estava pronta. O objetivo da construção era de substituir a Nau do lado direito do rio, de onde partiam as embarcações rumo às Índias. A torre possui ao todo 5 pavimentos: sala do governador, sala dos reis, sala de audiências, capela e terraço da torre. 

Vista de dentro da Torre 

Linda não é mesmo !?


Essa é a parte interna do primeiro andar da torre. O teto todo abobadado.


Parte externa no andar superior: nessa foto dá pra observar os 4 andares da torre e o terraço

Para visitar a torre você paga 6 euros e pode comprar o ingresso conjugado com o Mosteiro dos Jerônimos pagando 12 euros pelos dois. Durante o verão o monumento é aberto a partir das 10 horas da manhã e fecha às 18h30 diariamente.

Eu recomendo fazer essa parte da cidade toda junta. Vá ao Mosteiro dos Jerônimos, almoce no Pastéis de Belém, cruze a praça que é linda e aproveite para fazer várias fotografias, suba no Padrão dos Descobrimentos e depois caminhe até a Torre de Belém. Depois guarde um pouco de ânimo para aproveitar a noite de Lisboa que é divina.


You Might Also Like

0 comentários

Posts Populares

Curta a página

Por onde já passei